Uma breve história e evolução da Black Friday

Graças aos eventos extraordinários deste ano, as pessoas precisam mais do que nunca de algo pelo qual ansiar. Não é nenhuma surpresa, então, que a Black Friday seja provavelmente o maior evento de compras deste ano, nas atuais circunstâncias quase exclusivamente online. Com o passar dos anos, nós nos acostumamos com o termo 'Black Friday', mas você sabe como ele realmente evoluiu?

O primeiro uso do termo 'Black Friday' não se aplica a atividades de varejo ou consumismo. Em um dia devastador e infame em 1869 na Bolsa de Valores de Nova York, o Tesouro dos EUA interveio para evitar a manipulação dos preços do ouro por dois financistas de Wall Street. As ações de ouro despencaram, levando a uma crise financeira sem paralelo. Muitas fortunas foram destruídas em um único dia.

Foi só na década de 1950, no entanto, que o termo 'Black Friday' lentamente voltou à público quando o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, designou o feriado de Ação de Graças como a última quinta-feira de novembro, o dia seguinte tornou-se o início não oficial da temporada de compras de Natal. O momento foi bem calculado para garantir a observação respeitosa do sentimento de Ação de Graças, mas todas as luvas foram tiradas para os varejistas assim que a refeição terminou!

O uso do termo 'Black Friday', no entanto, parece remontar aos policiais descontentes da Filadélfia. Eles o usaram para descrever o caos total, os engarrafamentos e os furtos em lojas causados pelo fluxo sem precedentes de compradores e turistas que chegam ao mesmo tempo para o jogo anual de futebol americano Exército-Marinha.

Em 1975, o termo 'Black Friday' havia se transformado em um evento de compras positivo e muito aguardado. A associação de lucros que colocam varejistas, grandes e pequenos, " in the black" tornou-o vital em todos os EUA.

Na década de 2000, a tendência ganhou impulso considerável. Primeiro, ele se espalhou pelos Estados Unidos e depois pelo mundo, chegando à Europa, América do Sul e Extremo Oriente. Hoje, o conceito de 'Black Friday' se tornou um fenômeno internacional (às vezes conhecido por outros nomes em diferentes regiões).

A evolução da 'Black Friday', graças às compras online, criou 'Cyber Weekend', 'Cyber Monday' e até 'Black November'. Varejistas e empresas de comércio eletrônico em todo o mundo estão sob maior pressão do que nunca para "entrar no azul", graças ao desafio exclusivo trazido pelo COVID-19. A evolução digital foi forçada e rápida. Tem havido perdas significativas no varejo e aqueles que não se adaptam agora podem seguir rapidamente.

Quer saber como ajudamos alguns de nossos clientes a fazer essa evolução crucial e obter o melhor da 'Black Friday'? Contate-nos